PROJETOS DE PESQUISA

Projetos de pesquisa vinculados ao Programa de pós-graduação:

Linha de Pesquisa: ESTUDOS TEÓRICOS E APLICADOS EM CLIMATOLOGIA

Impacto climático na América do Sul para diferentes cenários de cobertura vegetal.
Pesquisadores envolvidos: Maria Elisa Siqueira Silva (coordenadora); Gabriel Pereira (integrante – doutorando).
Financiamento: FAPESP - Auxílio a Projeto de Pesquisa - Regular
Objtivo: Compreender como as condições climáticas e de cobertura vegetal condicionam a utilização da superfície da Terra pelo homem.

Índices climáticos e vazão de rios no Brasil.
Pesquisadores envolvidos: Maria Elisa Siqueira Silva (coordenadora); Elaine Rosângela da Silva (integrante - Mestranda); Carlos Batista da Silva (integrante - Mestrando); Leila Limberger (integrante - Doutoranda); Karine Mirieli dos Santos Costa (integrante - Mestranda); Sérgio Orleans de Melo Gadelha (integrante - Mestrando); Gustavo Costa Moreira da Silva (integrante - Mestrando); Priscilla Venâncio Ikefuti (integrante - Mestranda).
Financiamento: CNPq, CAPES (bolsas)
Objetivo: Verificar a associação entre índices climáticos e a vazão de rios em diversas regiões do Brasil.

Sistema integrado de alerta de eventos meteorológicos para a Região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Pesquisadores envolvidos: Maria Elisa Siqueira Silva (integrante - docente); Reinaldo Bonfim da Silveira (coordenador).
Financiamento: FINEP
Objetivo: Desenvolver sistema de alerta de eventos meteorológicos para algumas regiões do Brasil.

Caracterização dos níveis de radiação fotossinteticamente ativa (PAR) na região metropolitana de São Paulo.
Pesquisadores envolvidos: Tarik Resende de Azevedo (Integrante); João Francisco Escobedo (Integrante); Emerson Galvani (Coordenador); Cesar Henrique Gonçalves Pellegatti (integrante)
Financiamento: USP (bolsa)
Objetivo: Na tentativa de gerar um banco de dados de radiação fotossinteticamente ativa na área da RMSP e estabelecer as relações entre a PAR e a radiação solar global em superfície, o presente trabalho terá como objetivos: Avaliar o potencial de energia no comprimento de onda da Radiação Fotossinteticamente Ativa (PAR) no período de um ano para a localidade de São Paulo; Estabelecer a partição da PAR dentro do espectro de radiação solar global em escala diária, mensal e sazonal; Determinar a transmissividade atmosférica da PAR em relação a radiação global incidente no topo da atmosfera em diferentes condições de cobertura de céu; Correlacionar a PAR com a radiação solar global na escala instantânea e propor uma alternativa para estimativa desta componente em função da radiação solar global. .

Caracterização Microclimática dos Manguezais da Barra do Ribeira-Iguape/SP.
Pesquisadores envolvidos: Nádia Gilma Beserra de Lima (integrante); Rogério Rozolen Alves (integrante); Emerson Galvani (Coordenador).
Financiamento: CNPq (auxílio e bolsa); USP (auxílio).
Objetivo: A pesquisa tem como finalidade realizar uma análise fisionômica da vegetação de manguezal, identificando a relação existente entre as principais características físicas do ambiente, com destaque aos fatores microclimáticos, visando a compreensão da dinâmica atuante ao longo do Complexo estuarino-lagunar Iguape-Cananéia.

Vulnerabilidade das Mudanças Climáticas na Região Metropolitana de São Paulo.
Pesquisadores envolvidos: Magda Adelaide Lombardo (coordenadora); Humberto Catuzzo (integrante); Leticia Palazzi Perez (integrante); Letícia Carolina Teixeira Pádua (integrante); Renata Cavion (integrante).
Financiamento: FAPESP (subprojeto de projeto temático)
Objetivo: Estabelecer a base para estudos de avaliações de impacto, adaptação e vulnerabilidade no Brasil, usando índices climáticos e de vulnerabilidade com base em informações ambientais, geográficas, geofísicas e sociais, para identificar áreas de risco a stress climático e para mapear a vulnerabilidade da população em escala nacional e do estado.

Linha de Pesquisa: PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Paisagens e territorialidades.
Pesquisadores envolvidos: Sueli Angelo Furlan (coordenadora); Eduardo Siva Bueno (integrante); Waldir Wagner Campos (integrante); Ocimar Jose Baptista Bim (integrante); Ana Lucia Gomes dos Santos (integrante); Ricardo Sartorello (integrante); Mauricio de Alcantara Marinho (integrante).
Financiamento: CNPq, FAPESP (bolsas)
Objetivo: Estudar e proteger a diversidade biológica e cultural nos ecossistemas e áreas úmidas do Brasil.

Padrão de distribuição espacial de espécies arbóreas consumidas por Cebus nigritus (Cebidae) na mata atlântica, Parque Estadual Carlos Botelho, estado de São Paulo.
Pesquisadores envolvidos: Yuri Tavares Rocha (coordenador); Eliza Sevghenian (integrante).
Financiamento: FAPESP – auxílio à pesquisa
Objetivo: Analisar o padrão de distribuição das espécies arbóreas utilizadas como alimento por um grupo de C. nigritus, utilizando o método de parcelas retangulares de área fixa, distribuídas em uma área de 459 ha da Floresta Latifoliada Pluvial Tropical, localizada no PECB, na Serra da Paranapiacaba entre os municípios de São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Tapiraí e Capão Bonito, Estado de São Paulo.