Os climas na Cidade de São Paulo, teoria e prática

"O Laboratório de Climatologia e Biogeografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP tem sido uma verdadeira escola de formação de pesquisadores e estudiosos do clima desde a década de 60 do século passado. Destaca-se por uma abordagem peculiar e pela experimentação de novos caminhos. Nas ultimas duas décadas foram realizadas várias pesquisas abordando diversos aspectos do(s) clima(s) da Grande São Paulo."

"Este livro é uma amostra dos trabalhos que têm sido desenvolvidos, um balanço e ao mesmo tempo prestação de contas à sociedade. Longe de esgotar o tema, dado que ainda há muito que descobrir, serve de estímulo para outros e para o aprofundamento na compreensão do(s) clima(s) da Grande São Paulo."

Sumário
01. O ritmo e a prática do estudo dos climas de São Paulo (1970-2000).
02. Os climas "naturais".
03. Os climas urbanos
04. O fluxo de calor gerado pelas atividades humanas.
05. As enchentes.
06. Os ventos.
07. A chuva ácida.
08. Poluição do ar e doenças respiratórias.
09. O monitoramento da qualidade do ar.
10. A distribuição espacial da chuva: um ensaio metodológico.
11. Os microclimas e a configuração do céu na área central.
12. O uso do solo e os microclimas no Vale do Aricanduva.

José Roberto TARIFA
José Roberto TARIFA & Gustavo ARMANI
Tarik Rezende de AZEVEDO
Ailton P. ALVES FILHO
Carlota Camachos LÓPEZ
Maria Glória da SILVA CASTRO
Helena RIBEIRO
Renata SAMPAIO SILVA
Tarik Rezende de AZEVEDO
Luíza S. SAKAMOTO
Carlos Henrique JARDIM

Climatologia aplicada: resgate aos estudos de caso

O livro é resultado de pesquisas realizadas junto ao Laboratório de Climatologia e Biogeografia (LCB) do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Não são pesquisas inéditas, pois já foram publicadas e apresentadas em eventos científicos no Brasil e, algumas, no exterior. A proposta é compilar em uma única publicação, os resultados de dissertações, teses e trabalhos em conjunto que foram desenvolvidos durante os últimos nove anos neste departamento. O viés não é teórico-metodológico, embora se sirva deste na sua construção, mas sim de resultados empíricos e trabalhos produzidos, na maioria das vezes em escala de detalhe. Os catorze capítulos foram elaborados sempre com a demonstração de resultados de experimentação e vivência do(s) autor (es) junto ao seu objeto de estudo, valorizando o trabalho de campo e a produção de dados primários nas pesquisas climatológicas.

Sumário
A FRENTE POLAR ATLÂNTICA E AS CARACTERÍSTICAS DE TEMPO ASSOCIADAS: ESTUDO DE CASO.
Emerson Galvani e Tarik Rezende de Azevedo

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE ANOS COM REGIME PLUVIOMÉTRICO NORMAL, SECO E ÚMIDO.
Emerson Galvani e Ailton Luchiari

PLUVIÔMETRO EXPERIMENTAL PARA ÁREAS REMOTAS.
Marcos Alexandre Milanesi e Emerson Galvani

ADEQUAÇÃO DA ESCALA CLIMATOLÓGICA PARA PLANOS DE MANEJOS: O PARQUE ESTADUAL DE INTERVALES COMO ESTUDO DE CASO.
Sergio Serafini Júnior, Emerson Galvani, Nádia Gilma Beserra de Lima e Rogério Rozolen Alves

TAXA DE RESFRIAMENTO NOTURNO NA CIDADE DE SÃO PAULO – SP: ESTUDO DE CASO.
Emerson Galvani e Nádia Gilma Beserra de Lima

AS CLASSIFICAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
Emerson Galvani e Nádia Gilma Beserra de Lima

METODOLOGIA PARA ESPACIALIZAÇÃO DE TEMPERATURA DO AR BASEADO EM LEVANTAMENTOS DE PERFIL TOPOCLIMÁTICO E IMAGENS SRTM: ESTUDO DE CASO DO PARQUE ESTADUAL DE INTERVALES (PEI), SP.
Emerson Galvani, Gustavo Armani, Nádia Gilma Beserra de Lima, Sergio Serafini Junior e Rogério Rozolen Alves

CARACTERIZAÇÃO DA DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO GRANDE (SP).
Rogério Rozolen Alves, Emerson Galvani, Sergio Serafini Junior e Nádia Gilma Beserra de Lima

CALIBRAÇÃO DO MODELO ENVI-MET: ESTUDO DO CLIMA URBANO DE OURINHOS, SP.
Ana Claudia Carfan, Emerson Galvani e Jonas Teixeira Nery

ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA ROSEIRICULTURA PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
Cássio Arthur Wollmann e Emerson Galvani

FORMAÇÃO DE RESERVATÓRIOS E INFLUÊNCIAS NO MICROCLIMA: ESTUDO DA CIDADE DE PRESIDENTE EPITÁCIO, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL.
Marcos Barros de Souza e Emerson Galvani

VARIABILIDADE HÍDRICA E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO, PR.
Ivonete de A. Souza e Emerson Galvani

A ESCALA  TOPOCLIMÁTICA NOS ESTUDOS CLIMÁTICOS: O EXEMPLO DO PERFIL TOPOGRÁFICO DO PICO DA BANDEIRA, PARQUE NACIONAL DO ALTO CAPARAÓ, MG.
Emerson Galvani, Nádia Gilma Beserra de Lima e Rita Monteiro Falcão

TRANSMISSIVIDADE DO DOSSEL E ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR: OS MANGUEZAIS COMO ESTUDO DE CASO.
Nádia Gilma Beserra de Lima e Emerson Galvani