Digitalização de Cartas Sinópticas e Mapas do LCB

 

Abril de 2023 - Início do Projeto de Digitalização de Cartas Sinópticas e Mapas do LCB

 

Este projeto visa obter recursos para a manutenção, restauro, catalogação e digitalização de uma coleção de cartas sinópticas de superfície da América do Sul, utilizadas para previsão do tempo, entre os anos de 1910 a 1965. Estas cartas que estão arquivadas no Departamento de Geografia da USP foram adquiridas junto ao Serviço Meteorológico, vinculado à época ao Ministério da Agricultura, a partir da década de 1970. Segundo relatos orais de alguns professores, elas eram utilizadas como material didático nas aulas de Climatologia, em uma época em que as imagens de satélite eram de difícil acesso, principalmente pelo custo de aquisição e a ausência da Internet.

O referido material não possui cópias em nenhum outro lugar. Estes mapas produzidos anteriormente a 1965 não foram digitalizados, sendo, portanto, fonte única de consulta para pesquisas na área. 

Além disto, outras obras do acervo serão digitalizadas, como mapas e atlas com diversas temáticas, produzidos ao longo do século XX. Inicialmente, está sendo realizada a digitalização de cartas sinópticas produzidas na Argentina, das décadas de 1960 e 1970. O laboratório conta no momento com um estagiário voluntário não remunerado, o aluno de graduação Rafael Epifânio, que faz este trabalho. O projeto de restauração e digitalização de parte do acervo está sendo submetido às agências de fomento, visando obter recursos para a remuneração do estagiário, bem como verba suficiente para custeio de material pertinente à execução do trabalho.

 

Digitalização de cartas sinópticas              Carta sinóptica da Argentina                        América do Sul